OPINIÃO PÚBLICA - Na sua opiniao: Porque uma moeda unica do BRICS assusta os americanos que não se assustaram com a moeda unica da Uniao Europeia?

 

 

Na sua opiniao: Porque uma moeda unica do BRICS assusta os americanos que não se assustaram com a moeda unica da Uniao Europeia?

primeiro, n´so somos americanos também, segundo que eles não querem perder o poder de moeda fiduciária, só isso.

A Europa, nunca foi de fato uma ameaça, ou uma concorrente dos Estados unidos, especialmente na época da implantação do Euro, quando os Estados Unidos eram bem maiores(politicamente e financeiramente) do que hoje em dia

E na naquela época, O dólar ainda era (na verdade ainda é) um indexador do comércio mundial. Desde Nixon o dólar não é mais lastreado em ouro. Eles imprimem moeda e como ela é considerada "Confiável" e estável, é usada como lastro em outras moedas. Real brasileiro e Yuan chinês incluídos

Acordos de Bretton Woods – Wikipédia, a enciclopédia livre
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo. Considere colocar uma explicação mais detalhada na discussão . O hotel Mount Washington, em Bretton Woods, New Hampshire , local da histórica conferência de 1944, com a Cordilheira Presidencial ao fundo. Os acordos de Bretton Woods foram propostas definidas entre Estados Unidos , Canadá , países da Europa Ocidental e Austrália , entre outros 44 países, realizada entre 1 e 22 de julho de 1944, que elaborou regras para o sistema monetário internacional . [ 1 ] O sistema concebido nas negociações recebeu o mesmo nome da localidade em que o evento foi realizado, em Bretton Woods, no estado norte-americano de New Hampshire . A conferência criou o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial . No encontro, os participantes aprovaram dois estatutos, um para a operação do FMI e outro do Banco Mundial, denominados de Artigos de Entendimento — em inglês, Articles of Agreement . Os acordos foram ratificados ao longo de 1945 e entraram em vigor ao final daquele ano, após somarem o apoio de 30 países. [ 2 ] O resultado é um marco bem-sucedido na história da diplomacia, pois à época os acordos multilaterais eram improváveis. O amadurecimento das propostas nos anos anteriores à conferência pelos economistas John Maynard Keynes , do Reino Unido, e Harry Dexter White , dos Estados Unidos, ajudou a obter o consenso necessário no encontro. Eles publicaram seus rascunhos em separado em 1942, que foram discutidos principalmente entre colegas economistas, banqueiros e empresários. [ 3 ] Com delegados de 44 países, a conferência foi organizada em três comissões. A comissão I, encarregada de discutir o FMI, foi presidida por White. A II, sobre o Banco Mundial, ficou a cargo de Keynes, e a III, que cuidava de outras formas de cooperação financeira internacional, foi supervisionada pelo mexicano Eduardo Suárez, ministro da Economia e chefe da delegação de seu país. Cada comissão, por sua vez, trabalhava em diferentes comitês específicos. O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, anfitrião do evento, preparou as transcrições dos debates. As minutas do evento foram publicadas em 1948, mas a íntegra das transcrições não tinha sido tratada para publicação até 2013, quando o material foi editado por dois pesquisadores do Centro para Estabilidade Financeira. [ 4 ] No sistema de Bretton Woods, os países que aderiram ao Fundo Monetário Internacional concordaram em estabelecer câmbio fixo, mas ajustável para corrigir um «desequilíbrio fundamental», expressão contida no artigo IV de seu estatuto. A expressão, no entanto, não foi claramente definida. Em sua redação original, os países deveriam consultar o FMI antes de alterar sua taxa de câmbio . O processo seria automático se a variação fosse inferior a 10%. Nos demais casos, o Fundo poderia se opor à mudança,

E na prática é isso mesmo

O valor do dólar é baseado na confiabilidade. é uma espécie de "imposto mundial" que todos os países pagam aos EUA.

E qual é o problema disso para os países? Conseguir dólares para fazer comércio exterior.

Me recordo de uma fala de um sujeito que trabalhava para uma empresa Brasileira que exportava para a Argentina. E naquela draga que a argentina estava(ainda está) ele nos disse que os argentinos compravam, mas não compravam tudo o que queriam. Não porque não tinham dinheiro, mas porque não tinham dólares para fazer a troca.

O que é a moeda comum que Brasil e Argentina negociam e por que isso não é o fim do real
A possibilidade de criação de uma moeda comum de Brasil e Argentina para transações comerciais virou um dos principais assuntos da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Buenos Aires; a ideia, no entanto, não é substituir as divisas nacionais, como ocorreu no caso do euro.

Então o que os argentinos propuseram algo, ainda na época do bolsonaro. criar um "sistema" financeiro conjunto de troca de ativos para o comércio.

"Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum, que possa ser usada tanto para os fluxos financeiros como comerciais, reduzindo os custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa", afirma uma carta conjunta divulgada antes do encontro entre Lula e o presidente argentino, Alberto Fernández.

Em discurso durante o encontro, Lula reforçou a ideia. "Por que não tentar criar uma moeda comum como se tentou entre os países dos Brics? Acho que, com o tempo, isso vai acontecer. E acho que é necessário que aconteça."

Vamos então inventar aqui uma moeda fictícia, um "bitcoin" brasileiro e argentino. Chamaremos com um novo nome "brasarg"

Ela só servirá para os dois bancos centrais trocarem eletronicamente os ativos no comércio bilateral entre os dois e os bancos centrais convertem a "brasarg" em pesos e reais para suas respectivas empresas.

Sem depender de atrair investimentos especulativos e voláteis de bolsa de valores que só F**dem o país, para que dólares entrem.

na prática, os Estados unidos controlam todo o comercio mundial e você precisa de sua "licença" para importar e exportar. Tanto que removeram a Rússia do Swift. Se você não anda pianinho com eles, sempre há essa ameaça.

Rússia é banida do Swift; saiba o que é o sistema
Bancos usam o Swift para enviar pagamentos internacionais. Por isso, sanção afetaria economia russa. Leia no Poder360.

Consequencia?

Gazprom da Rússia e CNPC concordam em usar rublo e yuan para pagamentos de gás
As gigantes estatais de energia Gazprom (GAZP) e China National Petroleum Corporation (CNPC) assinaram vários acordos nesta terça-feira (06), incluindo o uso de rublos russos e yuans chineses para pagar pelo fornecimento de gás natural russo à China, disse a Gazprom. Os acordos se somaram a um acordo de fevereiro entre eles para aumentar o fornecimento de gás a partir de 2023 através da rota leste de um oleoduto China-Rússia, reforçando uma aliança energética em um momento de laços tensos entre a Rússia e o Ocidente sobre a Ucrânia e outras questões. O CEO da Gazprom, Alexei Miller, disse em um comunicado publicado em seu site que permitir pagamentos em rublos russos e yuans chineses era “mutuamente benéfico” para a Gazprom e a estatal chinesa CNPC. O presidente russo, Vladimir Putin, disse na quarta-feira que a China pagaria à Gazprom por seu gás com base em uma divisão de 50-50 entre o rublo e o yuan. A Gazprom, que detém o monopólio das exportações russas de gás por gasoduto, disse que a parte linear do gasoduto do campo de Kovyktinskoye, na região de Irkutsk, até o campo de Chayandinskoye, na Yakutia, está quase concluída. O gás do campo de Kovykta deve fluir para Power of Siberia antes do final de 2022, disse a empresa. “O cumprimento das obrigações contratuais da Gazprom de aumentar o volume de fornecimento de gás à China em 2023 será assegurado”, disse a empresa. Em fevereiro, China e Rússia assinaram um contrato de 30 anos para o fornecimento de 10 bcm de gás por ano. A Gazprom disse que os principais parâmetros técnicos das entregas foram corrigidos e começou a projetar o gasoduto. A Rússia já envia gás para a China por meio de seu gasoduto Power of Siberia, que começou a bombear suprimentos em 2019, e enviando gás natural liquefeito (GNL). Exportou 16,5 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás para a China em 2021. De acordo com os planos previamente elaborados, a Rússia aumentará a transmissão anual de gás através do gasoduto para a China para 38 bcm até 2025, de 5 bcm no primeiro ano. A CNPC, controladora da PetroChina ( NYSE:PTR ), disse na quarta-feira que assinou um acordo com a Gazprom relacionado ao gasoduto Power of Siberia, mas não forneceu mais detalhes. A PetroChina também é negociada na B3 através do ticker (BOV:PTCH34). Os ministérios das Relações Exteriores e do Comércio da China não estavam imediatamente disponíveis para comentar. Os executivos da Gazprom e da CNPC se reuniram por meio de uma videoconferência realizada durante o Fórum Econômico do Leste 2022. Por Reuters QUER SABER COMO GANHAR MAIS? A ADVFN oferece algumas ferramentas bem bacanas que vão te ajudar a ser um trader de sucesso Monitor - Lista personalizável de cotações de bolsas de valores de vários paíeses. Portfólio - Acompanhe seus investimentos, simule negociações e teste estratégias. News Scanner - Alertas de notícias com palavras-chave do seu interesse. Agenda Econômica - Eventos que impactam o mercado, em um só lugar. Cadastre-se
Russos vendem petróleo para a Europa com pagamento em dinheiro chinês e pela Índia | CNN Brasil
Cada vez mais petroleiros desligam sistemas de identificação para transferir petróleo russo sem serem detetados; para que não ficar rasto, europeus pagam em yuan

Se eu fosse um banqueiro russo me sentiria nas feiras medievais como um Cambista medieval ou um "Trocador de dinheiro" Somali

Então não é uma "proposta do lula" até porque algo similar já acontece entre Brasil e China

Brasil e China assinam acordo para troca de moedas em operações internacionais
Acordo terá valor aberto de R$ 157 bilhões com validade de cinco anos. Além da China, Brasil já tem parceria com o Fed, dos EUA. Leia na Gazeta do Povo.
Bancos centrais de Brasil e China firmam acordo para troca de moedas | CNN Brasil
Swap de moedas, ou swap cambial, é uma operação entre bancos centrais que envolve a troca temporária de moedas; Brasil tem acordo semelhante com EUA

Então funciona assim. Eu, o Mauro que quer comprar um controle chinês para seu Nintendo Switch, entro na Shopee, na Temmu, na Shein e pago pago em REAIS

Toma aí china, duas garoupas azulzinhas pra vocês,

Mas quem recebe é o Bacen

que envia para o banco central chinês

obrigado BACEN, vou repassar ao yang Li

Olá Yang Li, toma o seu pagamento


Isso porque o Bacen já tem milhares de Yuans como reserva cambial e o Banco central chinês tem milhares de reais em suas reservas cambiais. Quando os chineses fazem as compras no Brasil o processo é o inverso.

Sem dólares.

Sem imposto mundial

Todo mundo ganha!

Menos ele, que não tem como sustentar o seu déficit orçamentário MONSTRUOSO emitindo moeda. E se dois países do tamanho do Brasil e a China manda aquele DEDO DO MEIO

para o dólar, isso assusta muito os norte-americanos.


Se fosse a Nicaragua ou a Moldávia(com todo respeito a esses países) ele não se incomodaria. E essa, é UNICAMENTE, a razão pela qual tomamos 50% de tarifas deles, Bolsonaro é só a desculpa para nos intimidar.

E como disse em outra resposta, Entende agora quem está com medo de quem? NÃO SOMOS NÓS….

Não queremos e nem podemos abandonar o dólar. Afinal ainda precisamos comprar e vender para outros países. Ou você acha que sua Netflix ou Disney plus, os americanos recebem em reais?

'Acham que queremos acabar com o dólar', diz Lula na China sobre americanos
O presidente Lula falou sobre o papel do NDB, o banco dos Brics, da relação entre Brasil e China, e sobre a possibilidade de uma moeda nova para os países.

E não pense que ele ignora outros países do Brics

Trump’s BRICS Warning to India Adds New Twist to Trade Deal
India is trying to shield itself from President Donald Trump’s backlash against BRICS by stressing it has no plans to challenge the US dollar’s global dominance, according to people familiar with the matter.

A índia já está na mira.

Então, não haverá um "Euro" dos Brics, o que nós não queremos é ter que pagar a "taxa de proteção" dos EUA

Coisa de mafiosos
Que o Brasil não se vergue diante dos arreganhos de Trump. E que aqueles que são verdadeiramente brasileiros não se permitam ser sabujos de um presidente americano que envergonha a democracia

Então Trump, em sua visão, tem que impedir o mais rápido possível que seus escravos rompam seus grilhões. No Século XIX o Brasil temia uma haitinização, uma revolta de escravos que picaram em pedacinhos seus senhores.

Revolução Haitiana – Wikipédia, a enciclopédia livre
Revolução Haitiana Revoluções do Atlântico Batalha em São Domingos, pintado por January Suchodolski representando uma luta entre as tropas polonesas ao serviço francês e os rebeldes do Haiti Data 22 de agosto de 1791 - 1 de janeiro de 1804 (12 anos, 4 meses, 1 semana e 4 dias) Local São Domingos Desfecho Vitória Haitiana Mudanças territoriais Independência do Haiti estabelecida Beligerantes Comandantes Forças Exército regular : 55 000 Voluntários : +100 000 Exército regular : 60 000 86 navios de guerras e fragatas Baixas Haitianos: 200 000 mortos Britânicos:45 000 mortos França: 75 000 mortos A Revolução Haitiana (francês: révolution haïtienne ; crioulo haitiano : revolisyon ayisyen ) foi uma insurreição bem-sucedida de escravos auto-libertados contra o domínio colonial francês em São Domingos , agora o estado soberano do Haiti . A revolta começou em 22 de agosto de 1791, [ 2 ] e terminou em 1804 com a independência da ex-colônia. Envolveu participantes negros, mestiços, franceses, espanhóis, britânicos e poloneses - com o ex-escravo Toussaint Louverture emergindo como o herói mais carismático do Haiti junto de Jean-Jacques Dessalines , Henri Christophe , e outros [ 3 ] . Louverture teve um papel de grande importância na Revolução Haitiana, uma vez que foi o responsável por liderar e por mobilizar a grande revolta negra em prol da necessidade de instaurar a liberdade e a igualdade em São Domingos . [ 4 ] A revolução foi a única revolta de escravos que levou à fundação de um estado que estava livre da escravidão colonial europeia e governado por não-brancos e ex-cativos. [ 5 ] É agora é visto como um momento decisivo na história do Novo Mundo . [ 6 ] [ 7 ] Passados os séculos XVI e XVII sob domínio do Império Espanhol , o Haiti , conhecido na época como Saint Domingue , obteve o status oficial de colônia francesa em 1697 por meio da assinatura do Tratado de Ryswick [ 8 ] . Embora fosse uma das últimas colônias fundadas na América , logo superou economicamente as demais colônias francesas, por meio da instalação do sistema de plantation na região com as culturas de cana-de-açúcar e, posteriormente, café [ 9 ] . Em relação ao açúcar , naquele momento, o produto estava deixando de ser um artigo de luxo para se tornar um componente indispensável para a dieta de muitos europeus. Com isso, a economia e população de Saint Domingue cresceu exponencialmente até a segunda metade do século XVIII [ 9 ] . Assim como o número de plantações de açúcar cresceu para atender às necessidades do mercado europeu, o número de escravizados na ilha , por consequência, aumentou [ 9 ] . A maioria das plantações contava com uma parcela de negros africanos e outra de engagés (trabalhadores brancos livres ou com dívidas para com a Coroa Francesa ). No entanto, a partir do século XVIII , a mão de obra em Saint Domingue e em todo o Caribe assou a ser identificada e associada majoritariamente à população negra africana. Segundo Laurent Dubois, o número de escravizados passou de 3

Trump teme o mesmo. Mas já é tarde demais. Biden removeu a Rússia do Swift pensando que quebrariam. Só reforçou a vontade de não depender de dólares e criar um Swift só dos Brics.

A moeda unica da União Europeia tem cobertura ouro e tem valor fiduciario real. A moeda unica do Bricas, nem para limpar o cu serve. Não existe, será impressa em papel de jornal e tal como o dolares da internet serve para nada,

Porque a "moeda única" dos BRICS será, obrigatoriamente, o Yuan…

Por que os EUA se assustariam com a moeda hipotética de um bloco econômico cujos membros têm moedas voláteis, não confiam uns nos outros e que põem a Dilma para presidir seu banco?

A diferença é que o Brics é formado por ditaduras comunistas, com excessão da Índia, ao contrário da UE

Os únicos que devem ficar assustados são os habitantes desses países porque sempre que for preciso algum esforço para cumprir regras monetárias que assegurem a sua viabilidade, esse esforço não vai recair sobre as elites plutocráticas, mas sobre as suas populações produtoras que escravizam.

Boa noite…

Na minha humilde opinião…por ser composta por mais países e também por estes países serem produtores significativos em produtos que os EUA realmente não tem e necessitam..

A UNIAO EUROPEIA não é tão rica em produções, não igual aos países que compõem os BRICS.

Confesso que não domino muito sobre assunto BRICS, se alguém, quiser , me dizer se estou ou não no caminho certo, fique a vontade.

Porque, no BRICS, há inimigos declarados dos EUA.

A Europa.

É uma economia suplementar.

A dos EUA.

O euro é lastrado em dólar.

Deste modo.

É na verdade.

Uma forma de expandir a base monetária.

Sem necessidade de imprimir dólares.

E de unificar o mercado.

O que facilita o comércio.

Já uma moeda do BRICS.

É algo completamente oposto.

É uma economia concorrente com a do Atlântico Norte.

A moeda não teria por base o dólar.

E criar um interlocutor único.

E poderoso.

Consequência da unificação do mercado.

Ou, no mínimo,

Do estabelecimento de um mercado preferencial.

É tudo o que o imperialismo não deseja.

Ainda mais no estado de crise que se encontra.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÓRUM PORTAL DE DEBATES - MARÇO