OPINIÃO PÚBLICA - Na sua opiniao: Porque uma moeda unica do BRICS assusta os americanos que não se assustaram com a moeda unica da Uniao Europeia?
primeiro, n´so somos americanos também, segundo que eles não querem perder o poder de moeda fiduciária, só isso.
A Europa, nunca foi de fato uma ameaça, ou uma concorrente dos Estados unidos, especialmente na época da implantação do Euro, quando os Estados Unidos eram bem maiores(politicamente e financeiramente) do que hoje em dia
E na naquela época, O dólar ainda era (na verdade ainda é) um indexador do comércio mundial. Desde Nixon o dólar não é mais lastreado em ouro. Eles imprimem moeda e como ela é considerada "Confiável" e estável, é usada como lastro em outras moedas. Real brasileiro e Yuan chinês incluídos
E na prática é isso mesmo
O valor do dólar é baseado na confiabilidade. é uma espécie de "imposto mundial" que todos os países pagam aos EUA.
E qual é o problema disso para os países? Conseguir dólares para fazer comércio exterior.
Me recordo de uma fala de um sujeito que trabalhava para uma empresa Brasileira que exportava para a Argentina. E naquela draga que a argentina estava(ainda está) ele nos disse que os argentinos compravam, mas não compravam tudo o que queriam. Não porque não tinham dinheiro, mas porque não tinham dólares para fazer a troca.
Então o que os argentinos propuseram algo, ainda na época do bolsonaro. criar um "sistema" financeiro conjunto de troca de ativos para o comércio.
"Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum, que possa ser usada tanto para os fluxos financeiros como comerciais, reduzindo os custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa", afirma uma carta conjunta divulgada antes do encontro entre Lula e o presidente argentino, Alberto Fernández.
Em discurso durante o encontro, Lula reforçou a ideia. "Por que não tentar criar uma moeda comum como se tentou entre os países dos Brics? Acho que, com o tempo, isso vai acontecer. E acho que é necessário que aconteça."
Vamos então inventar aqui uma moeda fictícia, um "bitcoin" brasileiro e argentino. Chamaremos com um novo nome "brasarg"
Ela só servirá para os dois bancos centrais trocarem eletronicamente os ativos no comércio bilateral entre os dois e os bancos centrais convertem a "brasarg" em pesos e reais para suas respectivas empresas.
Sem depender de atrair investimentos especulativos e voláteis de bolsa de valores que só F**dem o país, para que dólares entrem.
na prática, os Estados unidos controlam todo o comercio mundial e você precisa de sua "licença" para importar e exportar. Tanto que removeram a Rússia do Swift. Se você não anda pianinho com eles, sempre há essa ameaça.
Consequencia?
Se eu fosse um banqueiro russo me sentiria nas feiras medievais como um Cambista medieval ou um "Trocador de dinheiro" Somali
Então não é uma "proposta do lula" até porque algo similar já acontece entre Brasil e China
Então funciona assim. Eu, o Mauro que quer comprar um controle chinês para seu Nintendo Switch, entro na Shopee, na Temmu, na Shein e pago pago em REAIS
Toma aí china, duas garoupas azulzinhas pra vocês,
Mas quem recebe é o Bacen
que envia para o banco central chinês
obrigado BACEN, vou repassar ao yang Li
Olá Yang Li, toma o seu pagamento
Isso porque o Bacen já tem milhares de Yuans como reserva cambial e o Banco central chinês tem milhares de reais em suas reservas cambiais. Quando os chineses fazem as compras no Brasil o processo é o inverso.
Sem dólares.
Sem imposto mundial
Todo mundo ganha!
Menos ele, que não tem como sustentar o seu déficit orçamentário MONSTRUOSO emitindo moeda. E se dois países do tamanho do Brasil e a China manda aquele DEDO DO MEIO
para o dólar, isso assusta muito os norte-americanos.
Se fosse a Nicaragua ou a Moldávia(com todo respeito a esses países) ele não se incomodaria. E essa, é UNICAMENTE, a razão pela qual tomamos 50% de tarifas deles, Bolsonaro é só a desculpa para nos intimidar.
E como disse em outra resposta, Entende agora quem está com medo de quem? NÃO SOMOS NÓS….
Não queremos e nem podemos abandonar o dólar. Afinal ainda precisamos comprar e vender para outros países. Ou você acha que sua Netflix ou Disney plus, os americanos recebem em reais?
E não pense que ele ignora outros países do Brics
A índia já está na mira.
Então, não haverá um "Euro" dos Brics, o que nós não queremos é ter que pagar a "taxa de proteção" dos EUA
Então Trump, em sua visão, tem que impedir o mais rápido possível que seus escravos rompam seus grilhões. No Século XIX o Brasil temia uma haitinização, uma revolta de escravos que picaram em pedacinhos seus senhores.
Trump teme o mesmo. Mas já é tarde demais. Biden removeu a Rússia do Swift pensando que quebrariam. Só reforçou a vontade de não depender de dólares e criar um Swift só dos Brics.
A moeda unica da União Europeia tem cobertura ouro e tem valor fiduciario real. A moeda unica do Bricas, nem para limpar o cu serve. Não existe, será impressa em papel de jornal e tal como o dolares da internet serve para nada,
Porque a "moeda única" dos BRICS será, obrigatoriamente, o Yuan…
Por que os EUA se assustariam com a moeda hipotética de um bloco econômico cujos membros têm moedas voláteis, não confiam uns nos outros e que põem a Dilma para presidir seu banco?
A diferença é que o Brics é formado por ditaduras comunistas, com excessão da Índia, ao contrário da UE
Os únicos que devem ficar assustados são os habitantes desses países porque sempre que for preciso algum esforço para cumprir regras monetárias que assegurem a sua viabilidade, esse esforço não vai recair sobre as elites plutocráticas, mas sobre as suas populações produtoras que escravizam.
Boa noite…
Na minha humilde opinião…por ser composta por mais países e também por estes países serem produtores significativos em produtos que os EUA realmente não tem e necessitam..
A UNIAO EUROPEIA não é tão rica em produções, não igual aos países que compõem os BRICS.
Confesso que não domino muito sobre assunto BRICS, se alguém, quiser , me dizer se estou ou não no caminho certo, fique a vontade.
Porque, no BRICS, há inimigos declarados dos EUA.
A Europa.
É uma economia suplementar.
A dos EUA.
O euro é lastrado em dólar.
Deste modo.
É na verdade.
Uma forma de expandir a base monetária.
Sem necessidade de imprimir dólares.
E de unificar o mercado.
O que facilita o comércio.
Já uma moeda do BRICS.
É algo completamente oposto.
É uma economia concorrente com a do Atlântico Norte.
A moeda não teria por base o dólar.
E criar um interlocutor único.
E poderoso.
Consequência da unificação do mercado.
Ou, no mínimo,
Do estabelecimento de um mercado preferencial.
É tudo o que o imperialismo não deseja.
Ainda mais no estado de crise que se encontra.
Porque a União Europeia sempre foi um parceiro comercial dos Estados Unidos.
Voltemos aos anos 1950,quando o embrião da União Europeia nasceu,a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. O mundo ainda estava na Guerra Fria,os países da URSS não negociavam com o Ocidente. Os países Europeus criaram o bloco para impedir uma nova guerra e também a se fortalecerem economicamente. Todos juntos,comercializando entre si,aplicando 15% de taxa ao que vem de fora. Inicialmente,os EUA se chatearam,mas acharam melhor isso do que virarem socialistas.
Irritaram-se porque as exportações estadunidenses perdem competitividade para consumidores na Europa. Mas era garantido que os Estados Unidos seriam parceiros comerciais,já que eram praticamente o único país industrializado,fora do bloco,que comercializaria com eles. Já os BRICs são um grupo de países renegados,por bons ou por maus motivos,que comercializam com o sul global. São pragmáticos,buscam negociações vantajosas para ambos e não temem em deixar de comercializar com a UE ou os EUA,se as transações forem ruins para si.
Não se assustam?
O ódio dos MAGA à UE é baseado no quê?
Só que na UE, o dólar não tinha a implantação que tem noutros países onde quase substitui as moedas nacionais.
Os países já negociavam entre si nas suas próprias moedas.
O problema dos EUA aparece quando o Euro é usado para transações de países não comunitário em vez do dólar.
A suposta moeda dos BRICs ameaça fazer isso mesmo, se surgir.
A China representa uma real ameaça a economia norte americana. Quanto mais ela cresce, menor é a influência dos Estados Unidos. Com o Brics unindo grandes países e questionando o domínio do Dólar, Trump se vê encurralado, mas não pode dizer que isso é errado, pois obviamente não é. Diferente do Euro que servia mais para facilitar o comércio entre os pequenos países europeus uma moeda entre os países de Brics pode de fato acelerar a queda do império americano e mudar o cenário de todo o mundo já que os integrantes desse grupo político são enormes exportadores e importadores.
Algumas vezes não percebemos como somos manipulados. Uma pessoa vem e faz uma afirmação idiota e notamos na hora. Mas então a pessoa inverte e faz uma pergunta usando a afirmação idiota e vamos responder à pergunta sem pensar no quão idiota e a afirmação.
Ignore que o meme fale de inveja e use seu cérebro.
Os EUA tem medo do Brasil.
Os EUA tem medo da moeda de Brasil, Rússia, Índia e China…
Ok, que americano você conhece que diz ter medo de nossa moeda?
Não conheço nenhum.
Alias, a China tem uma moeda artificialmente fraca pois isto ajuda nas exportações. Se custa barato você produzir, as pessoas vão comprar de você. Se custa caro, vão comprar de quem tem moeda barata.
Basicamente o Brasil se uniu a ditaduras e democracias falhas para poder passar ao largo dos EUA (a quem vive hostilizando e quando é hostilizada de volta, age como a Chiquinha de Chaves chorando e falando como os outros são maus) e os próprios países do BRICS não estão levando tão a sério assim.
“Ah, mas há consultas e reuniões”
Sim, há. Mas o Brasil é o primo pobre. Nossa economia é uma fração da chinesa e 3/4 da da Índia. A gente está querendo aparecer como líder enfiando ideias enquanto quem tem dinheiro e decisão de verdade não tá ligando tanto e faz estas reuniões pra gente também não sair do grupo.
É tipo você engambelar uma criança e dar uma coisa inócua para ela fazer enquanto você faz as coisas importantes.
EUA não perderam com o euro, não perderão com o brico. O máximo que vai acontecer é o Brasil se fechar ainda mais sob o poder chinês.
Isso que Índia e China estão no Brics por questões econômicas, mas são inimigos entre si (com ocasionais escaramuças de fronteira) e há a chance de a Índia ser a próxima China e sua economia nas próximas décadas ultrapassar a chinesa. Eles não vão se comprometer de verdade com uma moeda com a China sem o poder que ela traz.
Ou seja, me lembra muito um evento do passado de minha família. Um primo nosso (éramos uma família majoritariamente pobre/remediada) com muito esforço dos pais comecei a fazer faculdade. Juntou com os filhos de papai e a fazer besteiras com eles, inclusive venda de drogas para colegas universitários.
Todo mundo avisou que ele era pobre, ia se ferrar, mas ele ficou maravilhado por estar no meio dos ricos.
Um dia começaram a fazer muita grana, incomodaram alguém e a polícia federal foi lá desbaratar a quadrilha deles. Carlos José de Albuquerque, filho de procurador da república, 30 advogados, saiu livre. André Nadir de Souza e Silva, filho de dono de indústria, 29 advogados, saiu livre das acusações. Zé Faria, filho de pedreiro e enfermeira, advogado público. 5 anos de prisão por tráfico de drogas.
Sim, você pode dizer que é injusto e é. Mas todo mundo entende como funciona o mundo. O Brasil tá no meio de ditaduras e democracias falhas e ainda tira onda, fala que estão colocando medo nos EUA.
O que acontecerá se houver um problema mundial? China sai bem, Índia sai bem. E o Brasil?
”Ah, mas colocamos medo nos EUA com nossa moeda que nunca saiu do papel!”
Parabéns. Há um one para este tipo de pessoa que pensa como você.
Idiota útil.
Comentários
Postar um comentário