OPINIÃO PÚBLICA - Na sua opiniao: E possivel ressocializar presos no Brasil?

 

Minha crença é simples, definida a pena cumpra-se a pena e depois solta. Essa (*&¨%$ de semi-aberto, saidinha… é só pra coxinhas que nunca foram vítimas de crimes. Existe inferno semi-aberto? pena de purgatório? depois de um tempo cumprido no inferno vai pra o céu? Então se o Altíssimo perfeito criou o sistema assim o humanoide se achando melhor cria diferente?

Com o nosso sistema penal e carcerário, não é possível.

Na realidade, nem sei se é tão necessário ressocializar presos.

Na realidade, as prisões devem ser evitadas ao máximo.

E isso não é só por ser bonzinho, mas é que as prisões do jeito indiscriminado que são feitas no Brasil, fornece é material para as Facções Criminosas.

A pessoa cai na prisão por portar quantidades ínfimas de drogas, Lá dentro são obrigadas a aderir as facções ou serão mortas.

Mesmo em caso de crimes mais sérios, focar na assistências as vítimas. E não é só com acolhimento não, mas com dinheiro mesmo.

Existem os psicopatas.

Estes, se bem avaliados, podem cumprir penas perpétuas, mesmo que isso( teoricamente) não exista no Brasil.

Um psicopata pode ir à um Manicômio Judiciário e depender de um Laudo Psiquiátrico para sair.

Chico Picadinho( quem quiser pesquise quem foi tal psicopata), não sei se é ainda é vivo, mas cumpria pena com mais de 70 anos e mais de 30 anos na cadeia.

Adélio Bispo, o autor da facada em Bolsonaro, talvez morra no manicômio.

Mesmo algures. A Noruega, como o Brasil, tem pena máxima de 30 anos.

Todavia Anders Breivik, o psicopata racista que matou cerca de 70, deve ficar para sempre na Prisão de Caráter Manicomial.

Não entrem nessa conversinha de âncoras de televisão fascistóides que temos, no Brasil, penas brandas.

Por sinal, o nosso apenamento pelo pretenso tráfico de drogas, compara-se ao dos EUA. Junto a tal país, somos dos maiores encarceradores do mundo.

Era interessante ver como funciona essa questão em Portugal. Soube por alto, que tal país, tem das legislações mais modernas na questão das, ditas, drogas.

Não só é possível como é imperativo, afinal o crime organizado é o verdadeiro cliente deste projeto da OLIGARQUIA!

Não costumo responder questões que pedem respostas meramente opinativas, pois opiniões são individuais, não científicas, váriáveis de pessoa para pessoa e até na mesma. Mas esta permite reportar a elementos fáticos e a respondo: Sim, possível, como em qualquer lugar do mundo.

Há diversidade de condutas repressivas: na Indonésia condenam à morte (inclusive brasileiros narco-surfistas) por tráfico de drogas; em estados dos EUA o fazem por furto reiterado, enquanto os próprios EUA e sua criança birrenta Israel condenam à morte mediante genocídio, palestinos, árabes e persas (e outros) só por existirem, quererem terreno e independência (que a ONU, em sessão presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, já lhes garantira!) Na Bíblia, talvez seja, ainda, trauma por Ismael filho de Agar (filho primogênito e irmão por parte paterna de Isaac), com sua mãe expulso para o deserto (também forma de condenar à morte) para não disputar com Isaac, o filho "legítimo", com a bigamia e poligamia lá admitidas, tanto que o ascendente comum Jacó se casou com duas irmãs (Lia e Raquel, filhas de Labão), em episódio celebrado por Luís Vaz de Camões em lindíssimo soneto!

Voltando às prisões brasileiras:

1- Já viram estatísticas sobre o tanto de pessoas que saem das prisões (re)habilitados, sem se saber sequer quais delas, pela natureza de si e do crime, não tinham risco de reincidência? Essas pessoas existem e talvez sejam até a maioria dos aprisionados.

2- Não obstante, o sistema penitenciário é realmente caótico, mal equipado, corrupto e cruel, não ajudando nessa (re)habilitação, mormente depois que virou faculdades do crime, cujo jardim da infância foi em casa, o fundamental na rua e o técnico nas rodas de amigos, bailes, campos de futebol.

3- Há desvirtuamentos no sistema, na investigação, no processo e nas polícias, tudo mal treinado, mal equipado, truculentos e injustos com o pobre ladrão de galinha, mas resilientes e incompetentes com os quadrilheiros mafiosos e gangsters das milícias, dos parlamentos, dos escritórios chiques com ar condicionado, uísque e fileirinhas de pó branco, na Vieira Souto e Faria Lima. O "grande crime", que esfomeia, desabriga e maltrata milhões, está em palácios e tem imunidade constitucional e econômica!

Se é possível ressocializar presos no Brasil? Claro que é. Só que tem que mudar o sistema prisional.

Com o sistema prisional que temos, o sujeito entra antissocial e sai sociopata. Nossas prisões são administradas por sádicos, e do lado de fora, todo mundo pensa com sadismo sobre o que acontece lá dentro. De uma certa forma, nossa sociedade está doente, e os presos saindo sociopatas de dentro das prisões é um tipo de ressocialização realista: você deixa ele pronto para voltar para uma sociedade sádica.

O que é ressocializar presos, no Brasil, então?

No sentido comum é deixar o indivíduo pronto para viver em sociedade, seguir suas regras, não cometer mais crimes, ser um indivíduo produtivo e integrado. Mas se a gente olhar a sociedade, quem é que está mais adaptado à mesma?


Um vídeo interessante sobre prisões, que tem muita coisa interessante para ver e pensar (vídeo em inglês, mas dá para acionar legendas, acionar tradução, e então escolher legendas em português. Seus fariseus):

"Presos" é um termo altamente genérico. Que tipo de "Presos"?

Os milhares de PERSEGUIDOS POLÍTICOS?

CRIMINOSOS impunes, nunca presos ou prontamente descondenados que retornam ao local do crime para mais fazer do que melhor sabem fazer?

Pessoas de bem que acabam envolvidas em situações criminosas?

CRIMINOSOS reincidentes por dezenas/centenas de vezes, com crimes gravíssimos, nem sempre investigados e nem sempre presos mas logo soltos sabe-se lá por quê?

Agentes do estado a serviço de grupos de poder, saqueadores, traidores, corruptos, omissos???

Os milhares de "ladrões de galinhas" que sequer têm condições de contratar um advogado de defesa?

Que "presos"?

Não… Como prender assaltantes e ignorar os assaltos do erário público. Políticos ficam ricos em apenas um mandato, ministros também... O Brasil não é um país sério…o importante é que amanhã o meu time de futebol vai jogar!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÓRUM PORTAL DE DEBATES - MARÇO