PONTO FOCAL - Mães que lutam pela memória dos seus filhos!

 

O luto que vira luta
 


Neste Dia das Mães, enquanto muitas celebram essa data ao lado de seus filhos e filhas, é crucial lembrarmos daquelas mães que enfrentam uma realidade dolorosa e injusta.

Todos os dias, cerca de 66 jovens entre 15 e 29 anos são vítimas fatais da violência por parte do Estado no Brasil*. Desses, mais da metade são negros. Jovens que perderam suas vidas. Mães que perderam seus filhos.

São essas mulheres mães que, mesmo com toda a dor, vêm liderando projetos para enfrentar a violência do Estado e lutar por direitos e justiça. Fazendo ecoar as vozes silenciadas de seus filhos, elas seguem em frente, em uma luta para além delas mesmas: para que não se esqueça, para que não mais aconteça com nenhuma outra mãe.

Esse é o caso da Rede de Familiares de Vítimas dos Crimes de Maio de 2006, fundada por Débora Maria da Silva e formada por mães, familiares e amigos de vítimas da violência do Estado Brasileiro. O projeto, apoiado pelo Fundo Brasil, atua ativamente por memória, justiça e reparação sobre os Crimes de Maio de 2006, que vitimou 564 pessoas em São Paulo. A maioria eram jovens negros e moradores de periferia.

Com a sua doação, o Fundo Brasil pode apoiar esse e outros projetos como o de Débora, que buscam enfrentar e mudar esse cenário de dor, violência e desigualdades. 

Essa é uma oportunidade de ajudar a construir uma sociedade onde mães, filhos e filhas possam viver em segurança, independente da cor de pele e de onde moram. A luta dessas mães é uma chamada para ação coletiva, para garantir que as vidas desses jovens sejam valorizadas e protegidas!

Fonte: Fundo Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-BOLA - REELEIÇÃO

FÓRUM PORTAL DE DEBATES - JUNHO - ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

FÓRUM PORTAL DE DEBATES - MARÇO - CRACOLÂNDIA